Alvaro Exames Toxicológicos
ATENÇÃO: Esse site é destinado aos postos de coleta laboratoriais. Caso deseja comprar um Exame Toxicológico, clique aqui.
Acesso - Originação ou Coletor

Como funciona o Exame Toxicológico

O Exame Toxicológico de Queratina é a única tecnologia capaz de detectar o uso constante de substâncias psicoativas com uma visão retroativa mínima de 90 dias. O teste identifica hábitos e costumes em relação ao eventual consumo de drogas.

Através do Exame do Cabelo, uma grande variedade de substâncias pode ser identificada, incluindo, mas não limitando-se, as anfetaminas, cocaína, maconha e opiáceos.

A análise bioquímica é feita através de uma pequena amostra de cabelos ou pelos do corpo. Esse material é suficiente para a realização do teste. O procedimento da coleta não afeta a estética do motorista e é indolor, não invasivo e não contagioso.

O prazo estimado para obter o resultado do exame do cabelo varia entre 04 e 10 dias, nas Regiões Sul e Sudeste, que respondem por mais de 70% das CNHs das categorias C, D e E no Brasil. Motoristas das outras regiões poderão checar o prazo para a entrega de seus exames na tabela ao lado.

Vantagens:

  • Ampla janela de detecção: possui uma janela de detecção mínima de 90 dias para o uso repetitivo de drogas.
  • Maior eficácia: possui maior capacidade de detecção (índice de positividade) de substâncias psicoativas, quando comparado com qualquer outro método.
  • Procedimento muito simples: a coleta do material não é invasiva nem contagiosa, não prejudica a estética do candidato e é indolor.
  • Detecção de grande variedade de drogas psicoativas: maconha e derivados, cocaína e derivados, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína: "ecstasy" (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina.

Principais dúvidas:

O exame testa álcool?
Não será testado concentração de álcool no cabelo.

Quanto tempo acusa o uso da droga?
O exame faz uma análise retroativa de 90 dias, podendo se estender por até 180 dias.

O motorista precisa levar o comprovante de pagamento no momento da coleta?
Não é necessário. Ele precisa apenas levar o seu documento original com foto e seu CPF, para que seja feita a identificação no seu Posto de Coleta Laboratorial, no momento de fazer a coleta.

Como é o processo de coleta?
Serão coletadas pequenas amostras de cabelos ou pelos do corpo. Caso o motorista não tenha o mínimo de 4 centímetros de cabelo da raíz até a ponta, será necessário fazer a coleta através dos pelos do corpo.

Em caso de pouco pelo/cabelo, o motorista pode fazer exame de sangue/urina/saliva?
Não. Caso o condutor seja portador de alguma doença qu afete o crescimento de cabelos ou pelos pelo corpo, como Alopécia Universal (doença dermatológica), poderá solicitar, mediante comprovação médica, que o seu exame seja feito a partir de amostras de suas unhas.

É necessário que o condutor agende seu exame com antecedência?
Não há necessidade. Após a compra, basta que ele compareça ao Posto de Coleta Laboratorial escolhido na hora da compra.

Quais são os documentos necessários para realizar a coleta?
O condutor deve comparecer ao Posto de Coleta Laboratorial portando um documento de identificação com foto e seu CPF.

É possível vender diretamente no meu Posto de Coleta Laboratorial?
Sim. Todo Posto de Coleta Laboratorial recebe uma senha de Originação para poder vender o exame diretamente ao condutor.

Quais são as formas de pagamentos existentes?
Crédito (online) e Boleto (compensação em até 48h).​

Qual é o prazo para a compra de um exame poder ser estornada?
O estorno de uma compra varia de acordo com a forma de pagamento escolhida. No caso do boleto, o tempo médio é de 10 dias úteis. Nas compras feitas através do cartão de crédito, o estorno é realizado no mesmo dia. No entanto, pode haver variação na data que o valor será devolvido de acordo com o fechamento da fatura e a bandeira do cartão do cliente.

Qual o prazo de validade do laudo?
O laudo tem validade de 60 dias a partir da data da coleta. A partir de 27 de Dezembro de 2017, a validade será de 90 dias.

Existe custo para o motorista para inclusão do resultado no RENACH?
Não há custo extra para a inclusão do laudo na base do RENACH. É importante que o condutor autorize a inclusão do laudo no momento da coleta. Caso contrário, o exame não terá validade para renovação da sua CNH. Caso ele tenha mais dúvidas, peça para entrar em contato através dos telefones 4004-1140 - opção 2 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800-941-1140 - opção 2 (demais cidades).


O Alvaro Toxicológico não realiza Exame Toxicológico para concurso público ou para menores de 18 anos, com motivos particulares.